Dicas para não errar ao fazer a fachada da sua loja
Ao abrir um comércio, a maioria das pessoas se preocupa com o estoque, atendimento e, principalmente, a decoração interna do espaço, dando, inclusive, atenção a alguns detalhes. Porém, a fachada fica um pouco esquecida em determinadas situações. Mas, vale lembrar que é o primeiro local onde os consumidores vão olhar, portanto, a fechada merece sim atenção! Trata-se de uma forma de trabalhar a comunicação visual do seu comércio. Mas como se destacar perante tantos outros comércios e como atrair sem exagerar? Organização, dedicação e criatividade ajudam a ganhar o consumidor. Confira a seguir algumas valiosas dicas para fachada que não vão deixar você errar ao fazer a sua.
Faça um estudo do local
A 1º dica para fachada é: estude! Sim, estude a sua fachada e todo e qualquer cantinho que ela ofereça para ser trabalhado. Do mesmo modo, verifique o seu entorno, o comércio da região, principalmente, se houver concorrência direta. Fotografe e tire as medidas de cada espaço. Só assim você poderá compor um projeto que seja ideal para a área que você tem e que se destaque em relação aos comércios já existentes.
Um detalhe é importante de ser lembrado, para que você possa implantar o seu projeto sem dor de cabeça, vale conhecer as regras do município para fechadas. Muitas cidades tem uma legislação própria para evitar a poluição visual, conheça quais são as regras do que pode e o que não pode. Assim, você não corre risco de ter gasto o investimento à toa e não tenha que alterar seu planejamento já caminhando.
Identidade visual, sempre!
A fachada da loja é, sem dúvida, o primeiro lugar onde seu cliente terá acesso ao seu comércio quando for procurar por você. Assim sendo, a fachada não pode deixar de seguir toda a identidade visual usada no interior. As cores e formas escolhidas para compor o design do seu espaço interno também devem acompanhar o exterior.
Entrada facilitada
Atente-se para que seu cliente não precise desviar de nada para entrar em sua loja. Faça uma entrada livre de obstáculos. Se possível, ampla. Não faça parecer que a entrada da sua loja vire um funil, isso pode afugentar a clientela. Mantenha uma fachada com as portas sempre abertas, de forma que ele se sinta bem-vindo.
Ilumine também à noite
Mesmo com a loja fechada, é preciso lembrar que a clientela por ali passa a todo e qualquer dia e horário. Assim sendo, a fachada chama a atenção e atrai novos clientes mesmo quando você não imagina. Uma fachada sem iluminação à noite, por exemplo, dificilmente será percebida. Esse é um motivo de lembrar-se da iluminação também nos períodos noturnos. Porém é preciso atenção! É comum em alguns comércios o exagero ao iluminar, há locais que a luz é tão forte que ofusca o que deveria clarear tornando difícil, inclusive, a atenção para a área. Busque suavidade. Atente-se que essa iluminação fará parte de uma harmonia da sua fachada e também será uma fonte de percepção.
Abuse da criatividade
Seja criativo e saiba aproveitar a arquitetura oferecida pelo prédio ocupado por você. Usando de maneira eficaz cada detalhe, você conseguirá um projeto exclusivo e atrativo que possa lhe trazer valor à fachada. Uma composição que se destaca em relação às demais atrairá e muito a atenção de quem por ali passar, fazendo com que aguce também a curiosidade de entrar e conferir o interior da loja. Só não se esqueça de que essa criatividade deve mostrar a essência do seu negócio e não deve conter exageros.
Não polua visualmente
Muitos comerciantes na euforia de trabalhar muitas informações do negócio na fachada acabam exagerando. São muitos elementos de propaganda, cores muito vivas e letreiros gigantescos. Essa poluição repele e afugenta a clientela. Lembre-se que menos é mais!
Não importa se sua loja é pequena ou não. A fachada é uma forma de saber trabalhar a atração do cliente e fazer com que ele se sinta bem-vindo ao seu espaço. Harmonia, criatividade e modernidade farão da sua fachada um atrativo a mais para a loja. Não se esqueça de pensar como consumidor, seja crítico com suas ideias e faça com que tenha a sua cara. Mais que uma fachada, a comunicação visual da sua loja vai trabalhar a sua marca e a sua identidade.
Com essas dicas para fachada você estará mais preparado para escolher a sua. Encontre tudo que precisa em fachadas e comunicação visual na CampArt.
Equipe CampArt